segunda-feira, 8 de julho de 2013

Fé e Religião



Ninguém diz conscientemente "Até amanhã" se não tiver fé!

A luz do conhecimento é uma luz voltada para o passado, mesmo quando informa eventos futuros, nenhum método científico prova e existência do amanhã, apenas pode supor que o amanha exista e "tem fé" que o amanhã venha a existir mas Não tem como provar.

Todos nós, por uma convicção sem sentido, acreditamos que o dia de amanhã virá com certeza, mas nada possuímos que possa comprovar esta certeza.

A fé é um dom que Deus entrega a todos os seres humanos sem distinção e isto permite que vivamos no tempo,a cada momento vivido cremos no momento seguinte e desta foma e apenas sustentados pela fé criamos a ilusão do tempo, nesta ilusão vive a nossa ciência e a nossa razão.

A preocupação do pregador da fé em Cristo, com a falta de fé do ateu esbarrava na afirmação do ateu de que não tinha fé, e na afirmação de que a fé é para os menos aptos. Como ensinar a ter fé, como fazer alguém acreditar em algo que "não se pode comprovar", como conversar com que não tem fé?.

Este é o grande abismo separando o crente com fé do ateu sem fé, mas é uma abismo ilusório e inexistente, o ateu por algum motivo pode não ter fé em Cristo, pode não ter fé no que Cristo pregou, mas a fé básica nem o ateu mais reticente pode, sendo sincero, negar que tem!

A fé de que o amanhã virá, que o amanhã existirá é tão sedimentada em nossa vida que parece absurdo tratar disto como assunto de fé. Todo ateu tolo dirá que para que o amanhã exista eu não preciso acreditar, posso até duvidar e nem de longe preciso ter fé de que isto acontecerá pois isto acontecerá ainda que eu não creia. Claro, claro, claríssimo, mas hoje não temos como comprovar que o amanhã virá, assim como tudo que temos certeza mas não temos como comprovar apenas dizemos assim será, queiram os descrente ou não e com a mesma convicção dos fanáticos de que o amanhã virá.

Enquanto o conhecimento e a razão são luzes que nos ajudam na nossa vida e preparam o nosso futuro, eles mesmos, conhecimento e razão, não podem garantir que o futuro venha a existir, toda a dedicação despendida no acúmulo de conhecimento e domínio da razão não nos garantem um dia seguinte, se nos preocupamos com a razão e com o conhecimento é porque é a fé que nos permite o futuro.

Mesmo o mais renhido ateu só pode dizer "até amanhã" para alguém se tiver uma "lanterna de fé" que lhe explique o que este amanhã, não totalmente provável, seja. Vivemos de forma tão imersa na fé, infinitamente mais imersos que no ar que respiramos, que embora imaginemo-nos sufocando por falta de ar, ainda assim acreditamos que o amanhã existirá mesmo que nós não consigamos ver este amanhã.

Conheço pessoas que afirmam viver tendo apenas esta "fé básica". Eu prefiro dizer fé vazia.

Compreendida a fé como dom presente a todos os seres humanos, podemos conversar sobre como avançar com esta fé muito mais longe que apenas dias de vida.

Cristo sabia que além de apontar para o futuro e fé precisava iluminar este futuro e Ele não tinha a intenção de ser uma lâmpada que ilumina o chão, mas uma luz que ilumina a vida e também a vida ainda não vivida.
« Eu vim ao mundo como luz, para que todo o que crê em Mim não fique nas trevas » (Jo 12, 46)

A luz da fé é a expressão com que a tradição da Igreja designou o grande dom trazido por Jesus.
(Lumen Fidei - Papa Francisco)


Que adianta toda a ciência e toda a tecnologia se estamos mortos??

Por isso, urge recuperar o caráter de luz que é próprio da fé, pois, quando a sua chama se apaga, todas as outras luzes acabam também por perder o seu vigor. De facto, a luz da fé possui um caráter singular, sendo capaz de iluminar toda a existência do homem. Ora, para que uma luz seja tão poderosa, não pode dimanar de nós mesmos; tem de vir de uma fonte mais originária, deve porvir em última análise de Deus
(Lumen Fidei - Papa Francisco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas comentários inteligentes.