quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Religião

Quando alguém afirma, que comer é ruim, é fácil de contestar, o que é ruim é comer mal, comer demais, comer coisas erradas, comer pouco, e a afirmação simplória de que comer é ruim, mostra-se sem sentido.


Tenho ouvido, de pessoas que acreditam que Deus existe, portanto não são ateus, acreditam até que Jesus Cristo existiu, que é filho de Deus, e que veio para nos salvar etc etc etc. E Estas mesmas pessoas, afirmam que "religião é ruim".

Neste momento, temos que parar de discutir, e descobrir o que é religião, e também o que não deve ser, e isto de forma clara. Três definições são necessárias: religião por definição é uma religação(re ligare) de Deus com o homem; deve ser fruto de uma revelação, seria muita pretensão o ser humano definir Deus e seus desígnios; religião deve proporcionar uma vida melhor(Deus é bom).

Agora, atingimos uma gigantesca barreira, que é representada pelo gigantesco número de religiões, incompatíveis entre si. Desta barreira não temos a intenção de passar.

Vamos piorar o conceito, e dizer que a ligação Deus <> homem é pessoal, portanto, o número de religiões seria mais correto, quando fosse igual ao número de humanos. Mas, não tivemos todos as tais revelações que permitiriam fundar nossas religiões. A religião pessoal imaginada por mim, conforme as minhas necessidades é apenas arrogância camuflada. Se não tive revelação, preciso usar a revelação de outra pessoa, mesmo que isto tenha sido a milhares de anos. No caso dos cristão é preciso crer no apocalipse que desceu do céu.

Quando eu era criança, tinha muita vontade, de comer porcarias
todo o tempo e isto só melhorava, quando minha mãe medicava-me
com vermifugo, as vontades NÃO eram minhas, eu estava
sob o controle, de pequenos vermezinhos.

O grande desafio, de qualquer, verdadeira religião, é convencer aos homens que o que eles chama de liberdade é prisão e que os desejos, não controlados e atendidos sempre, não são provas de liberdade. Algumas doutrinas orientais, acreditam que a morte completa dos desejos, seja o mais adequado, mas, que não ser controlado pelos desejos, seja bom, deve estar correto, entretanto perder a liberdade de sentir desejos, seria muito ruim para o homem e indesejável por Deus que os criou. Deus criou os desejos, e eles são bons, o homem apenas os perverteu.
Outro problema, é que os homens, mais fortemente espiritualizados, em algum momento acham-se dignos de uma estátua, por terem vencidos todos os pecados.
Mas apesar de tudo isto:
creia, porque crer é bom e nos faz melhor;
tenha uma religião e se não for perfeita, ajude-a;
sempre aceite conselhos de pessoas felizes;
siga o homem que carrega o mais fraco nas costas;
nunca sofra por não ter feito o que não podia fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas comentários inteligentes.